A pá carregadeira é uma das máquinas pesadas que possui utilidade em diversos segmentos, como, mineração, construção civil entre outros.

Trabalhar com segurança, principalmente na condução de veículos de trabalho, é fundamental para evitar acidentes e prejuízos para a operação.

No artigo de hoje falaremos sobre algumas dicas básicas para operar a pá carregadeira com total segurança e assim preservar a integridade de todos os envolvidos.

Tenha uma ótima leitura!

 

A importância da segurança no manuseio de pá carregadeira e outras máquinas pesadas

 

As operações que trabalham com máquinas pesadas requerem uma atenção especial, principalmente por serem passíveis de acidentes graves.

A NR12 é uma das normas de trabalho que regulamenta os procedimentos de segurança para operações de máquinas e equipamentos. O uso de máquinas pesadas também está previsto na norma.

Logo, é fácil concluir que toda atividade que envolve a utilização de pá carregadeira e outras máquinas pesadas devem possuir regras e boas práticas para um uso seguro e eficiente dos equipamentos.

Vale lembrar que um acidente ocasionado pelo mau uso de uma pá carregadeira ou qualquer outro maquinário pode causar diversos transtornos para a empresa, como:

  • Substituição de colaboradores acidentados.
  • Indenização por acidentes ou comprometimento da saúde laboral.
  • Máquinas fora de operação, gerando prejuízos diários.
  • Desgaste precoce da máquina, dentre outros.

Para evitar esses tipos de problemas, trazemos algumas dicas e boas práticas para manter os cuidados adequados nas máquinas, além da operação com total segurança, principalmente para a pá carregadeira. Continue sua leitura!

 

Como manter a operação da pá carregadeira segura?

 

Antes de iniciar a operação, é preciso ajustar o equipamento para que o condutor fique confortável e seguro durante o trabalho.

Assim como em um veículo, o condutor deve ajustar o assento e apoio de braço, não só para o seu conforto, mas também para acessar com facilidade os pedais e alavancas da pá carregadeira.

Com os ajustes efetuados, é o momento de tomar outros cuidados quando colocar o veículo em movimento. Essas dicas são fundamentais para resguardar a segurança do ambiente.

 

Braço frontal

Antes de movimentar o veículo, certifique-se que o braço frontal esteja totalmente elevado, manter essa regra é importante, principalmente quando a máquina está carregada.

 

Condições do solo

Outro ponto de observação antes de colocar a pá carregadeira em movimento são as condições do solo. Ela precisa estar em solos que não possuam obstáculos como valas, barrancos, redes elétricas, dentre outros.

 

Limite de carga

É importante respeitar o limite de carga que a pá carregadeira suporta. O excesso de carga pode não só danificar o veículo, mas também aumentar a incidência de acidentes.

 

Pontos cegos

Os pontos cegos são uma das principais causas de acidentes provocados durante o uso de uma pá carregadeira. Isso porque o campo de visão do operador pode mudar conforme o movimento do braço da máquina.

Para que não ocorram pontos cegos, é fundamental sinalizar as áreas de operação da pá carregadeira e outras máquinas pesadas. Essa sinalização pode ser efetuada por luzes, sons, faixas refletivas ou profissionais responsáveis por guiar o operador durante a movimentação da máquina.

 

Marcha Ré

Toda vez que a marcha ré for acionada, antes de movimentar a pá carregadeira o operador deve olhar para trás para verificar a presença de pessoas ou obstáculos.

 

Transporte de passageiros

O transporte de pessoas na pá carregadeira deve ser totalmente proibido. Ao se movimentar, a máquina com uma pessoa a mais pode não só ocasionar queda como também dificultar a visibilidade do operador.

 

Embarque e desembarque

Durante o embarque ou desembarque da pá carregadeira deve-se manter uma posição de frente para a máquina, utilizando os apoios da escada que dá acesso à cabine.

 

Causas de acidentes com a pá carregadeira

 

Infelizmente em muitas operações, o uso da pá carregadeira é realizado de forma indevida, favorecendo acidentes que podem causar danos severos.

As principais ações que causam acidentes durante a operação de uma pá carregadeira são:

  • Falta de capacitação para condução da máquina.
  • Subida em pilhas de materiais presentes na máquina, chassi inclinado ou braço elevado.
  • Movimentação brusca durante o manuseio de carga pela máquina.
  • Operação em alta velocidade.
  • Trabalhos acima do limite de carga da máquina.

Além das dicas de segurança para o manuseio da pá carregadeira, é importante orientar a equipe quanto às ações acima, que são potenciais causadoras de acidentes.

 

Boas práticas para uma operação segura com pá carregadeira

 

A capacitação da equipe para a operação da pá carregadeira é muito importante para garantir a segurança do ambiente.

Vale lembrar que para condução de máquinas pesadas é necessária a CNH na categoria requisitada. Especificamente para a pá carregadeira, o condutor deve possuir CNH D ou E e ser qualificado pelo curso de tratorista.

Prover o treinamento e a capacitação adequada para os operadores de pá carregadeira não só vai garantir a segurança das atividades como também a conservação do equipamento.

A manutenção periódica é outro ponto importante para reforçar o uso seguro da pá carregadeira.

Algumas falhas mecânicas também podem causar acidentes, além de diminuir a capacidade produtiva da máquina. Realizar a manutenção preventiva em toda a frota de trabalho, incluindo pá carregadeira, garante equipamentos com ótimo desempenho e mais seguros para a realização de diversas atividades.

Essas são algumas dicas de segurança para o manejo da pá carregadeira. Esperamos ter ajudado para que sua operação fique mais segura e produtiva.

 

Peças para pá carregadeira é com a Tem Trator

 

Quando precisar realizar a troca de peças para pá carregadeira e outros veículos pesados, venha conhecer as soluções da Tem Trator.

Aqui você encontra um estoque de peças fabricadas com altos padrões de qualidade e procedência para manter seus veículos de trabalho funcionando de maneira segura e com ótimo desempenho.

Oferecemos aos clientes um atendimento especializado e entrega agilizada para todo o Brasil.

Não deixe de consultar a Tem Trator antes de adquirir peças para manutenção efetiva para pá carregadeira e máquinas pesadas.

 

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe e acompanhe nosso blog para outras novidades.

Até a próxima!