O material rodante é fundamental para manter o bom desempenho do trator e garantir a produtividade da operação. Por isso, ele requer um cuidado especial.

Além da medição adequada, existem uma série de cuidados especiais para aumentar a vida útil do material rodante para que se mantenha o pleno funcionamento dos veículos.

Neste artigo vamos falar sobre como cuidar do material rodante e assim garantir uma operação produtiva e otimizada. Aproveite sua leitura!

 

O que é o material rodante?

 

O material rodante consiste no conjunto de equipamentos que compõem veículos de trabalho como tratores, escavadeiras, motoniveladoras, dentre outros.

Esse conjunto de materiais contempla rodas guias, sapatas, roletes, aros motrizes, correntes e demais componentes que são fundamentais para manter o funcionamento das máquinas pesadas.

Com o tempo de uso e atritos causados pelo trabalho pesado, o material rodante é passível de desgastes.

Quando isso ocorre, é preciso realizar a troca, já que trabalhar com um material rodante inadequado pode causar acidentes e ainda comprometer a vida útil do trator.

O custo com a manutenção e troca do material rodante representa uma grande porção do orçamento. Em alguns casos, estima-se que esse custo pode chegar a 50% do valor do veículo.

Para os proprietários de máquinas pesadas, a troca do material rodante com maior frequência pode comprometer a lucratividade da operação, principalmente pelos altos valores dos materiais

A boa notícia é que existem alguns meios de cuidar do material rodante e aumentar sua vida útil dos veículos.

É sobre isso que falaremos no próximo tópico.

 

Como cuidar do material rodante?

 

Tratores e demais máquinas pesadas são submetidas a trabalhos adversos, além de ficarem expostos a superfícies hostis e mais suscetíveis às ações do tempo.

Essas condições podem ocasionar quebras ou outros tipos danos ao material rodante, acarretando muitas vezes a paralisação da máquina.

Algumas práticas são essenciais para evitar danos e aumentar a vida útil do material rodante. Isso garante uma operação mais eficiente e econômica.

 

Uso do material rodante adequado

O material rodante adquirido deve ser compatível com o tipo de máquina e também ser fabricado com qualidade.

Outro ponto é a seleção do material rodante, este deve ser adequado ao tipo de solo e atividade que o trator vai executar.

 

Seguir a recomendação do fabricante

O manual do proprietário que é fornecido pelo fabricante do veículo, possui diversas recomendações para aumentar a vida útil do trator e do material rodante.

Isso engloba a periodicidade da manutenção, modelos adequados do material rodante e até mesmo a capacidade de trabalho da máquina.

Para isso, seguir as recomendações do fabricante também contribui para aumentar a vida útil do material.

 

Tempo médio do giro das esteiras

Geralmente o giro das esteiras do trator indica a necessidade de manutenção. Isso pode variar conforme as condições do terreno onde a máquina está sendo utilizada.

Existe uma regra que facilita a identificação da necessidade de troca do material. Confira:

  • Terrenos argilosos:

Tempo médio de 3.500 horas. Esse tipo de atividade provoca menor desgaste, evitando que o trator fique desalinhado.

  • Terrenos rochosos:

Tempo médio de 1.200 a 1.500 horas. Maior desgaste de sapatas, buchas, elos e pinos, que podem sofrer quebras.

  • Terrenos com areia molhada:

Tempo médio de 400 horas. Como a parte de baixo da esteira fica sob a areia, a roda motriz tende a arrastá-la, provocando abrasão. Isso compromete severamente as buchas e pinos.

  • Terrenos com lama:

Não há limite de horas. Entretanto, é preciso avaliar o equipamento sempre que trabalhar nesse tipo de solo.

 

Lubrificação

Algumas máquinas apresentam material rodante com vida útil menor em relação a outras.

Isso acontece porque em alguns modelos de veículos o material rodante se movimenta com maior frequência.

Para evitar o desgaste do material rodante em movimento, é necessária a lubrificação para que as buchas e pinos possam trabalhar por mais tempo.

 

Cuidados após o uso

Após a utilização do material rodante, principalmente, após os trabalhos em alguns tipos de solo, é importante efetuar a limpeza e a verificação do equipamento.

Qualquer problema encontrado deve ser avaliado, assim é possível verificar a necessidade de troca, ou até se o material ainda pode ser utilizado com segurança.

Essa medida também é interessante em casos de mudanças de turnos, garantindo a utilização segura da máquina pelo outro operador.

 

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é outra medida importante para aumentar a vida útil do material rodante.

Durante esse processo, é possível a troca de buchas, pinos e outras peças que apresentem defeitos.

Além de manter o bom funcionamento do trator,  evita que problemas maiores ocorram, como desgaste de outras peças de maior importância para o funcionamento do trator.

 

Alinhamento

Além da manutenção preventiva, o alinhamento frequente do trator garante o equilíbrio durante seu funcionamento.

Quando o trator está desalinhado, o desgaste do material rodante ocorre com maior frequência.

 

Treinamento de operadores

Outro ponto importante é o treinamento dos operadores para que a máquina seja manuseada de forma adequada, mantendo o funcionamento como se espera.

Algumas medidas tomadas durante a operação do trator podem comprometer o veículo e seu material rodante.

Investir na capacitação dos operadores, possibilita que o trabalho seja feito dentro das normas, favorecendo não só o material rodante e o trator, mas a segurança operacional total.

Como vimos, é possível cuidar do material rodante do trator e garantir seu pleno desempenho. Além disso, essas dicas também garantem a redução de custos operacionais com a troca frequente do material rodante.

 

Tem Trator é a solução ideal para aquisição de peças para a sua motoniveladora

 

Para adquirir material rodante de alta qualidade para a manutenção do seu trator, conte com a Tem Trator.

Com ampla experiência de mercado, aqui você encontra uma linha completa de material rodante fabricado com um rigoroso padrão de qualidade que vai garantir o bom desempenho do seu equipamento

Garanta as melhores soluções em material rodante com a Tem Trator.

 

Esse artigo te ajudou? Compartilhe e acompanhe nosso blog para mais conteúdos de cuidados do seu Trator.

Até a próxima!