A escavadeira hidráulica compõe o conjunto de máquinas pesadas que contribuem para a otimização dos processos de construção civil.

Por ser disponibilizada em diversos modelos, é importante entender suas características e funcionalidades para escolher o tipo de escavadeira hidráulica mais adequada para o tipo de operação.

Nesse artigo trazemos algumas informações sobre a escavadeira hidráulica, suas particularidades e como selecionar o modelo mais aderente à sua operação.  Aproveite!

 

O que é a escavadeira hidráulica?

A escavadeira hidráulica é uma máquina de grande porte bastante utilizada em empresas de construção civil e mineração. Sua principal função é escavar o solo para a retirada de detritos ou materiais. Possui atuação frequente quando é necessário serviço de drenagem, retirada de resíduos e entulhos que podem ocorrer após uma demolição.

O funcionamento da escavadeira hidráulica é efetuado pelo bombeamento de óleo para pistões que fazem parte do sistema hidráulico. Isso gera uma força para a movimentação e utilização do veículo.

A escavadeira hidráulica possui um braço mecânico que trabalha com componentes como chassi, esteira e caçambas.

A escavadeira hidráulica trabalha de forma inteligente que garante a otimização das atividades. Ela conta com um sistema de rodagem, pneu ou esteira que permite que o equipamento se movimente mesmo em solos com umidades, grandes quantidades de detritos ou mais acidentados.

Além das funcionalidades da escavadeira hidráulica, é possível adaptar componentes ferramentais que vão potencializar seu uso e realizar outras atividades, como:

  •         Lâminas de corte.
  •         Garras para corte de árvores.
  •         Brocas perfuratrizes, geralmente utilizadas em locais com presenças rochosas.
  •         Trituradores, para facilitar a retirada de entulhos.
  •         Marretas de demolição, facilitando o trabalho na construção civil.

 

Atualmente no mercado é possível encontrar diversos tipos de escavadeiras, cada uma destinada a diversas aplicações, mas garantindo eficiência no ramo de construção. Conheça alguns desses tipos no próximo parágrafo.

 

Escavadeira hidráulica

Como já vimos anteriormente, a escavadeira hidráulica trabalha com um sistema hidráulico sendo projetada para atuar em diversos tipos de solo. Umas das vantagens do seu sistema hidráulico é o baixo consumo de óleo combustível ou diesel

Escavadeira a cabo

Esse modelo de escavadeira tem seu funcionamento gerado a partir de motores elétricos. Por ser um equipamento bastante robusto, em alta empregabilidade em mineradora, gerando alta produtividade na estação de minério.

Escavadeira de arrasto

Apesar de ser um modelo de alta utilidade e robustez, a escavadeira de arrasto tem seu uso diminuído ao longo do tempo. É empregada em atividades como dragagem e abertura de canais, preparação do solo e também na mineração.

Miniescavadeira

Mesmo tendo um porte menor em relação às escavadeiras hidráulicas convencionais, a mini escavadeira é ideal para manipulação de solo, remoção de detritos e até mesmo escavação em locais de difícil acesso.

Por ser compacta, mas eficiente, é bastante utilizada em áreas urbanas, onde o espaço é limitado para atuação.

Retroescavadeira

As retroescavadeiras são um dos modelos mais utilizados nos setores de mineração e construção civil. Sua estrutura é semelhante a um trator, mas com uma caçamba frontal e traseira que permite com ela executar diversas atividades.

Por ser um equipamento multitarefa, a retroescavadeira é empregada para escavação de valas para tubulações, carregamento de caminhões e aplicações em trabalhos da construção civil e rurais.

A escavadeira hidráulica é um equipamento potente de grande utilização, principalmente na construção civil. O importante é adquirir equipamentos adequados para o tipo de atividade principal da empresa, buscando sempre otimização e ótimo custo benefício para a operação.

Benefícios da escavadeira hidráulica para a operação

Vimos anteriormente que a escavadeira hidráulica é um equipamento considerado indispensável na construção civil. Além de todas as suas funcionalidades de escavação de solo e remoção de resíduos, é possível utilizá-la para a realização de diversas atividades, utilizando o ferramental adequado.

Para a operação, é a utilização da escavadeira hidráulica traz diversos benefícios, como:

  •         Otimização do trabalho, reduzindo as horas para a realização da atividade.
  •         Redução de custo com pessoal, já a escavadeira hidráulica fará o trabalho de diversos colaboradores.
  •         Aumento da produtividade, visto que permite que diversas tarefas sejam realizadas em menos tempo.

Apesar de ser um equipamento robusto, a escavadeira hidráulica também precisa de cuidados especiais para manter a vida útil. Assim como os tratores convencionais, a escavadeira também necessita de revisão periódica e de manuseio adequado para continuar produtiva. É o que veremos no próximo parágrafo.

 

 

Cuidados com a escavadeira hidráulica

Aumentar a vida útil da escavadeira hidráulica, seja ela de qualquer modelo, é importante para evitar custos desnecessários com manutenção emergências ou prejuízos com uma operação paralisada por falta de equipamento.

Veja abaixo algumas dicas para aumentar a vida útil da sua escavadeira hidráulica e melhorar seu desempenho para as tarefas diárias.

 

Revisão diária

É importante, ao final do trabalho, verificar as condições de óleo lubrificante, níveis de água, desgaste de peças e também manter a limpeza dos componentes. Além de preservar o equipamento, permite a identificação de possíveis danos que podem ser resolvidos de maneira rápida.

Troca de peças adequadas

Quando é identificada a troca de peças, é importante selecionar um fornecedor que garante peças de procedência e qualidade para a substituição. Isso mantém o bom desempenho da escavadeira hidráulica sem riscos de paralisação.

Medição de material rodante

Realizar a medição do material rodante permite manter a escavadeira hidráulica sempre em monitoramento quanto ao seu desgaste e necessidades de manutenção.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é fundamental para a escavadeira hidráulica, pois funciona como um check up. Qualquer problema identificado, é passível de ser resolvido de forma eficiente e sem altos custos.

Operação adequada

É importante que o operador da escavadeira hidráulica opere o equipamento seguindo as boas práticas do fabricante. Isso evita desgastes desnecessários do equipamento e a identificação de problemas com maior rapidez durante a operação.

Cuidados como os citados acima são importantes para preserva a escavadeira hidráulica e garantir seu pleno funcionamento. Vale lembrar que medidas simples e de caráter preventivo podem evitar grandes transtornos e prejuízos para a operação.

E trabalhar com fornecedores de peças com garantia de qualidade e procedência faz toda a diferença para manter o desempenho da escavadeira hidráulica.

 

 

 

Peças de qualidade para escavadeira hidráulica é com a Tem Trator!

Com a Tem Trator Peças, você pode aumentar a vida útil da sua escavadeira hidráulica trabalhando com peças de alta procedência e qualidade.

Você não só adquire peças fabricadas com alto padrão, como também terá um atendimento especializado e com entrega agilizada para todo o Brasil.

Se sua escavadeira hidráulica é Komatsu, é mais um motivo para trabalhar com a Tem Trator, já que ela é um dos maiores revendedores de peças Komatsu do Brasil.

Conheça o portfólio da Tem Trator e adquira as melhores soluções do mercado para sua escavadeira hidráulica.O que achou deste artigo? Se gostou, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais dicas.

Até a próxima! 😉