A medição do material rodante é um procedimento de suma importância para minimizar desgastes, principalmente de equipamentos. 

Essa é uma forma de preservar o maquinário e também evitar custos com aquisição ou manutenção emergencial de equipamentos. A mediação do material rodante efetuada corretamente pode até mesmo evitar a perda do veículo. 

Porém, a dúvida sobre como funciona a medição do material rodante ainda gera muitas dúvidas. Então trazemos neste artigo algumas informações para auxiliar no processo de medição do material rodante. Boa leitura! 

Por que utilizar a medição de material rodante? 

O material rodante é composto pelo sistema de movimentação de maquinário que inclui esteiras e correntes, sapatas, roletes, aros e rodas motrizes. Dentro do material rodante também é possível considerar rodas-guia, segmentos, elos, pinos e buchas, vedações e fixações, esteiras de borracha e material para mini escavadeiras. 

Alguns fatores como tipo do terreno ou solo e erros nas operações podem levar estes equipamentos a um grande desgaste, diminuindo sua vida útil e gerando custos adicionais e prejuízos para as empresas. 

De acordo com o portal AeCWeb, o material rodante corresponde a 50% dos custos de manutenção com equipamentos de uma empresa. Principalmente para alguns tipos de equipamentos que demandam cuidados especiais para aumentar sua vida útil.

Para evitar grandes custos de manutenção e prejuízos com maquinário, é comum as empresas adotarem a chamada medição do material rodante. Veja mais no próximo parágrafo. 

O que é a medição de material rodante? 

A medição de material rodante é uma medida utilizada por empresas para identificar os desgastes de equipamentos e evitar a perda mecânica que pode ocorrer durante a operação. 

A medição do material rodante considera os desgastes controláveis e também os não controláveis, como solo e o tipo de superfície. 

Além da medição de material rodante adequado, alguns requisitos precisam ser observados para garantir o aumento da vida útil do equipamento. 

Os principais fatores que contribuem para a preservação do bom funcionamento do veículo são: 

  • Trabalhar com peças de qualidade, principalmente aquelas que contemplam o material rodante. 
  • Elaboração de boas práticas para garantir o bom uso do equipamento. ● Orientação e treinamento do operador sobre as boas práticas de uso no momento de manusear o veículo. 

Trabalhar esses pontos, aliada ao processo de medição do material rodante é possível garantir não só maior vida útil ao veículo, mas também uma grande economia operacional para a empresa. 

Como é realizada a medição de material rodante? 

A medição de material rodante pode ser realizada de maneira mais ágil pelo ultrassom ou de modo analógico, utilizando trenas e paquímetros. Com a coleta de dados, é o momento de analisar os fatores de desgaste não controláveis, como o solo e a superfície, e principalmente, os desgastes controláveis. 

Os desgastes controláveis, que são aqueles ocasionados por erros na operação do veículo, podem ocorrer por alguns fatores: 

  • Tensionamento das esteiras. 
  • Velocidade. 
  • Largura das sapatas. 
  • Peso da máquina. 
  • Manobras. 
  • Derrapagem das esteiras. 
  • Preferência em utilizar a máquina em um dos lados. 
  • Desalinhamento do material rodante.
  • Desalinhamento do chassi em relação à máquina. 

Existem no mercado alguns softwares que auxiliam na medição do material rodante, deixando o processo mais ágil e mais preciso. Esse tipo de tecnologia facilita a confecção do relatório de medição de material rodante, indispensável para o controle de custos da empresa. 

A medição de material rodante é um processo importante para empresas que desejam manter sua produtividade e seus equipamentos em pleno funcionamento. 

Principalmente para empresas de construção civil, a medição do material rodante permite identificar o maquinário que precisa de reparo e controlar os processos de manutenção preventiva. 

Essas informações são muito importantes para o controle do estoque de máquinas e priorização dos processos de manutenção dos equipamentos. Com isso, é possível manter todo o maquinário com ótimo desempenho e a alta produtividade da operação. 

Prejuízos pela falta da medição do material rodante 

Uma empresa que procura trabalhar com economia e manter o bom funcionamento dos seus veículos para garantir uma boa produtividade, precisa realizar a medição de material rodante. 

Quando esse procedimento não é realizado, a empresa terá dificuldades para identificar os componentes que precisam de troca e a condição do equipamento. 

Alguns prejuízos que podem acontecer pela falta da medição de material rodante são: 

  • Alto custo com manutenções emergenciais. 
  • Paralisação do equipamento, gerando perda de horas de trabalho. ● Perda do equipamento. 
  • Atrasos de projetos por falta de equipamentos. 

A medição do material rodante é fundamental para garantir o bom funcionamento da frota de equipamentos. Mas é importante que seja realizada de forma precisa e adequada para identificar os desgastes e as condições do maquinário. 

Um dia com uma máquina paralisada pode acarretar inúmeros prejuízos para a operação. Para tanto, a medição do material rodante é um procedimento indispensável para quem utiliza veículos e ferramentas como a principal atividade da empresa. 

Assim como qualquer outro tipo de equipamento, os veículos de trabalho são ativos importantes e precisam de cuidados para garantir a produtividade da operação. E uma das formas de evitar prejuízos e ainda reduzir custos operacionais é a medição do material rodante. Esse é um processo que pode ser considerado obrigatório para quem deseja manter o sucesso de seus projetos.

 

Tem Trator é aliada no fornecimento de material rodante!

Quando precisar realizar a troca do material rodante dos seus equipamentos, venha conhecer as soluções da Tem Trator

Aqui você encontra um vasto catálogo de peças confeccionadas com altos padrões de qualidade e procedência para manter seu veículo em pleno funcionamento. 

Para quem é proprietário de veículos Komatsu, pode contar com a Tem Trator, que é um dos maiores revendedores de peças Komatsu do Brasil. 

A Tem Trator oferece a seus clientes um atendimento especializado e entrega agilizada para todo o Brasil. 

Não deixe de consultar a Tem Trator antes de adquirir peças de material rodante para o seu veículo. 

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog  para outras novidades. 

Até a próxima! 🙂