Saiba o que são cabines ROPS e FOPS e quais as vantagens e benefícios que trazem para o operador de tratores e máquinas pesadas. Além disso, veja a diferença que cada uma delas possui e seus aspectos principais.

Boa leitura!

 

Para que servem as cabines ROPS e FOPS?

 

Quando uma máquina é fabricada, seu fabricante pensa em todos os detalhes para garantir a segurança de quem vai operar o equipamento. Dessa forma, as siglas ROPS e FOPS são certificações que garantem todas as exigências. Entre elas:

  • Capotamento da máquina;
  • Queda de objetos ou materiais;
  • Outros imprevistos.

São alguns dos riscos que essas certificações buscam combater os danos. Afinal, são feitos testes e pesquisas para que o operador da máquina fique em segurança. Mas, o uso dessas certidões não é obrigatório, contudo, muitas empresas negam produtos sem elas.

 

Fatores que determinam o uso das cabines ROPS e FOPS

Toda máquina possui um tipo ideal para o ambiente no qual ela está. Ou seja, a depender do trabalho elas executam, também deve ter algum dos tipos de cabines ROPS e FOPS próprias. Com isso, garante que tanto o equipamento esteja seguro quanto o operador.

 

A diferença entre as certificações: conheça a ROPS

 

Essa sigla inglesa quer dizer Estrutura Protetora Contra Capotamento. Portanto, as cabines com esse selo tem a garantia de segurança do operador em casos de capotagem. Mas, ele precisa estar fixado no assento com o auxílio dos cintos do banco.

As normas não especificam quais são os itens que devem estar presentes em uma cabine. Contudo, os equipamentos de segurança são obrigatórios que venham de fábrica. Isso porque, as normas vigentes dizem quais são eles para que cada tipo de máquina.

 

A diferença entre as certificações: entenda a FOPS

 

Essa sigla também inglesa quer dizer Estrutura com Proteção contra Queda de Objetos. Ou seja, as cabines com esse selo possuem resistência contra a queda de objetos. Contudo, saiba quais são os níveis de especificação que definem as cargas de peso que suportam.

  • 1: suporta objetos de 46 kg caindo a três metros de altura;
  • 2: capaz de suportar até 227 kg em uma queda de altura de 5,2 metros.

São os níveis que as certificações FOPS possuem para cada tipo de cabine. Contudo, essas são alturas em que não apresentam deformações nos testes de pesquisas. Afinal, somente depois disso é que recebem o selo de garantia.

 

A classificação FOG

As cabines do tipo FOPS podem receber outro selo de qualidade. Portanto, aquelas com grade de proteção contra objetos recebem o certificado FOG. Dessa forma, você sabe que a máquina é muito segura contra esse tipo de acidente.

 

Cabines ROPS e FOPS: a importância da certificação

 

Ainda não há obrigação de uso dessas tecnologias para as máquinas. Porém, muitas empresas do mercado já fabricam seus produtos com essas certificações. Assim, para cada tipo de trabalho que exercer, terão maior garantia de segurança e conforto. Por exemplo:

São alguns dos segmentos em que o uso de máquinas pesadas é muito comum. Dessa forma, para cada um deles, há um tipo certo para obter a devida segurança. Além disso, o peso do produto e as condições da área também influenciam no uso da cabine ideal.

 

Dicas

Para regulamentar o uso das cabines ROPS e FOPS existem as normas. Então, quando adquirir uma máquina, escolha aquelas que estejam de acordo com a regulamentação. Além disso, dê preferência para as que tiverem boa visão e conforto.

 

Segurança deve sempre estar em primeiro lugar

 

Como as certificações não possuem obrigação de serem atendidas, algumas fábricas não adotam. Apesar disso, a grande maioria delas já usam como itens de série nas suas máquinas. Então, antes de adquirir qualquer equipamento, escolha o de maior segurança para as atividades que serão realizadas.

 

Este artigo foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais, e comente aqui embaixo as suas principais dúvidas a respeito de máquinas pesadas, quem sabe a sua dúvida pode ser o próximo tema do Blog.

Até logo!