A sustentabilidade na construção civil já é uma tendência para os novos projetos arquitetônicos.

Considerando que esse setor é um dos que mais geram resíduos sólidos e seus impactos para as questões ambientais, trabalhar de maneira mais sustentável já é praticamente um padrão para a maior parte das construtoras.

No artigo de hoje vamos falar sobre a aplicação da sustentabilidade na construção civil e qual a importância de desenvolver projetos voltados para preservação do meio ambiente.

Desejamos a você uma ótima leitura!

A importância da sustentabilidade na construção civil

O segmento de construção civil é um dos que mais crescem no país. Para a sociedade, esse setor carrega uma grande responsabilidade, principalmente na questão do fornecimento de um lar para as famílias.

Com a ampliação do conceito de sustentabilidade, o setor de construção civil precisa redobrar sua atenção para a responsabilidade social, não só no produto final de suas obras como também na preservação do meio ambiente.

Vale ressaltar que muitas empresas vêm se destacando no mercado e fortalecendo suas marcas por assumirem uma postura mais sustentável.

O consumidor moderno possui maior personalidade para suas escolhas. Para aqueles que desejam manter os princípios da preservação do meio ambiente, a escolha por empreendimentos desenvolvidos com sustentabilidade e que ofereçam recursos para manter essa característica durante o uso é fundamental.

Atualmente, a sustentabilidade na produção civil também pode ser aplicada nos tipos de materiais de construção utilizados para a obra. Existem diversos materiais fabricados a partir da reciclagem de produtos, como também aqueles que podem ser reaproveitados, diminuindo o volume de resíduos produzidos.

O mercado de construção civil pode ser responsável por 40 % a 50% da produção de CO₂ no planeta. Logo, a iniciativa por materiais ecológicos se torna uma tendência para as empresas do segmento.

Atrelada à questão da produção de resíduos está o descarte adequado para diminuir impactos no ambiente. Trabalhar com processos para uma gestão de resíduos eficientes e que atenda a todas as fases da obra também fazem parte das medidas de sustentabilidade na construção civil.

Quais os benefícios da sustentabilidade na construção civil?

Aplicar a sustentabilidade na construção civil pode gerar inúmeras vantagens a longo prazo para o empreendimento.

Dentre as inúmeras vantagens dessas medidas, podemos destacar:

  • Redução de custos de matéria-prima.
  • Melhor aproveitamento de materiais, evitando o desperdício.
  • Diminuição na produção de resíduos sólidos.
  • Utilização de materiais mais leves e de fácil aplicação, gerando economia na mão de obra.
  • Obra mais resistente e com menor peso estrutural.
  • Economia no consumo de energia e climatização.
  • Ambientes mais agradáveis.
  • Obras executadas com maior rapidez.
  • Redução do custo de manutenção.
  • Valorização do imóvel.

Outro benefício importante é a oportunidade de mercado para empresas focadas na produção de materiais sustentáveis, permitindo um giro na economia.

Para o mercado imobiliário, a sustentabilidade na construção civil permite a oferta de imóveis mais valorizados com um custo de obra menor, aumentando a expectativa da lucratividade.

Como aplicar a sustentabilidade na construção civil?

As práticas para aplicar a sustentabilidade na construção civil são muitas. Com as inovações de mercado voltadas para esse segmento, hoje é possível construir empreendimentos totalmente sustentáveis.

Para melhor entendimento de como aplicar essas práticas, elencamos algumas das principais que atualmente já vêm sendo utilizadas.

Construção a seco

Essa prática garante um impacto ambiental muito menor do que os métodos convencionais.  Isso porque demandam menos água quando comparada a alvenaria tradicional.

A construção a seco garante ao ambiente resistência, durabilidade, além de conforto térmico e acústico. Um destaque para essa prática é o maior aproveitamento de materiais, facilitando a gestão de resíduos.

Utilização de materiais ecológicos

Uma das práticas da sustentabilidade na construção civil é a utilização de materiais ecológicos.

O mercado oferece inúmeras opções que contribuem para o meio ambiente, não só para a diminuição de resíduos como ambientes mais sustentáveis.

Os materiais ecológicos podem ser:

  • Cimentos ecológicos.
  • Telhados verdes.
  • Lajes EPS.
  • Piso intertravado.
  • Vidro inteligente.
  • Madeira de reflorestamento, dentre outros.

Um dos destaques para esses materiais é que podem ser utilizados em qualquer tipo de obra. Cabe a construtora responsável buscar alternativas para trabalhar com foco no meio ambiente.

Iluminação e climatização natural

O projeto arquitetônico baseado em sustentabilidade visa o melhor aproveitamento da luz natural com a localização estratégicas de janelas.

Esse posicionamento também favorece a climatização, mantendo o ambiente com uma temperatura agradável pela circulação de ar adequada.

O resultado é menor consumo de energia, tanto na iluminação como no uso de equipamentos para climatização.

O uso das lâmpadas de LED também é uma das práticas para o melhor aproveitamento da iluminação natural. Por consumirem menos energia, permitem o uso consciente da eletricidade.

Gestão de resíduos

Esse é um dos pontos de maior importância para se implementar a sustentabilidade na construção civil.

Toda obra necessita do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). Essa é uma exigência do Conama para diminuir os impactos ambientais causados pela obra.

Além do descarte e reaproveitamento de entulhos, o plano também deve prever o melhor aproveitamento do material consumido, justamente para não gerar desperdícios.

Essa medida é fundamental para garantir uma obra em conformidade com as exigências legais e também para contribuir para a preservação do meio ambiente.

Como vimos, o uso de materiais ecológicos permite o maior aproveitamento de materiais. Entretanto, manter todas as fases da obra com uma gestão de resíduos eficiente também é uma prática sustentável.

A aplicação da sustentabilidade na construção civil é uma realidade no mercado atual. Considerando a importância desse setor para economia e também seus impactos ambientais, trabalhar com foco na preservação do ambiente faz parte da responsabilidade social de qualquer empresa.

Isso envolve não só a diminuição de resíduos sólidos e agentes poluentes, como também imóveis ecológicos que farão a diferença em sua usabilidade para as gerações futuras.

Tem Trator Peças é aliada para a construção civil

A Tem Trator Peças é especialista em peças para equipamentos utilizados na construção civil.

Todo o seu estoque é fabricado com alto padrão de qualidade, permitindo o aproveitamento máximo de máquinas pesadas para qualquer tipo de obra.

A Tem Trator Peças também é uma empresa que visa a preservação do meio ambiente, garantindo soluções que favorecem a sustentabilidade na construção civil.

O que achou desse artigo? Se gostou, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais dicas.

Até a próxima!