A troca de óleo do trator é uma medida de prevenção, que garante que a máquina funcione bem. 

Para as máquinas pesadas atuarem com mais eficiência, é importante ter atenção a esse item para evitar gastos maiores, além de danos irreparáveis.

Preparamos esse artigo com o objetivo de informar os principais pontos a se observar, além da melhor maneira de efetuar a troca de óleo.

 

Boa leitura!

 

Qual a importância de fazer a troca de óleo do trator?

 

A troca de óleo do trator tem como principal função reduzir o atrito entre as peças do motor. Desse modo, fazer a troca periódica do lubrificante garante o bom funcionamento da máquina. 

Afinal, o desgaste das peças acontece pela falta de lubrificação nos componentes mecânicos, assim aumentando os custos com a manutenção.

Fora isso, a troca de óleo regular também controla o calor dentro do motor, evitando que ele superaqueça. Isto acontece com o tempo, afinal, quando o fluido é consumido ele acumula  resíduos, como uma ação para o bom funcionamento do motor.

 

Bom estado do óleo

 

Para que o trator esteja sempre em perfeito funcionamento é essencial estar atento ao nível do óleo. Isto pode ser feito ao checar a vareta de marcação que existe no motor, nesse momento também é importante verificar se o lubrificante não está muito grosso.

 

Quantos litros de óleo vão em um motor de trator?

 

O volume de óleo vai mudar de acordo com o modelo do trator. Nesse sentido, em geral, usa-se em média de quatro litros e meio em um motor regular. Porém, esse valor pode chegar a até sete litros em máquinas maiores. 

No compartimento para o fluido possui a indicação do nível máximo. Além disso, no manual do veículo também constam as indicações sobre o volume do produto. Desse modo, antes de fazer a troca de óleo do trator é essencial checar as informações.

 

Como descobrir se é o momento de fazer a troca de óleo do trator?

 

Em geral, a recomendação é de que a troca seja feita a cada três meses de uso da máquina pesada. Mas, esse período varia muito conforme a frequência de utilização do trator. Por isso, o ideal é verificar o nível do óleo, a partir dos seguintes passos:

 

  • A medição deve ser com a máquina desligada e o motor frio;
  • O trator deve estar em um terreno nivelado;
  • Na vareta constam os níveis mínimo e máximo e o óleo deve estar entre eles;
  • Veja ainda a textura e cor do fluido, que não deve estar muito grosso e escuro.

 

A qualquer sinal de que o óleo não está em boas condições, o ideal é trocar. Afinal, continuar com o uso do trator sem a devida lubrificação pode gerar danos às peças. Assim, o conserto pode ter um custo maior do que a prevenção.

 

Passos para fazer a troca de óleo do trator

 

A troca de óleo do trator é um processo simples, mas exige alguns cuidados. Desse modo, confira na sequência o passo a passo básico para fazer a manutenção na máquina do modo correto:

 

  • Estacione o veículo em local plano;
  • Remova a tampa do cárter, ou seja, o compartimento do óleo;
  • Deixe escoar o líquido para uma bandeja ou recipiente;
  • Retire ainda o filtro de óleo e substitua por um novo;
  • Coloque o lubrificante novo;
  • Feche a tampa do reservatório.

 

Não é indicado completar o óleo usado com a adição de líquido novo, isso porque, o trator não terá a mesma eficiência.

Já que ficam sedimentos acumulados com o uso prolongado, essa prática acaba por desperdiçar produto e ainda pode causar danos ao motor.

 

Troca do filtro

 

De igual modo, o ideal é aproveitar e também trocar o filtro do óleo a cada manutenção. Assim, o motor terá melhor desempenho com todo o sistema de lubrificação em dia. 

 

Além disso, todos os itens usados na troca de óleo do trator devem ser descartados em local adequado, assim evitando que os resíduos do componente poluam o meio ambiente.

 

Como saber qual o óleo certo para a troca?

 

O tipo mais comum utilizado para troca de óleo do trator é o óleo mineral, porque tem maior durabilidade. Mas, dentro desse gênero, existem diversas opções, que variam conforme a viscosidade. 

A numeração que se vê no rótulo da embalagem, que pode ir de 10, 15, 20 até 60 se refere à classificação da viscosidade. Já o prefixo W que acompanha a informação indica que ele pode ser usado em baixas temperaturas. 

 

Leia a informação do manual

 

Na dúvida, é sempre indicado verificar no manual qual é o óleo recomendado pelo fabricante, assim será feita a troca com o fluido mais adequado para o tipo da máquina.

 

Cuidados com a troca de óleo do trator

 

A manutenção do trator é um ponto muito importante e requer muita atenção. Nesse sentido, para quem tem uma frota grande, é bom manter um controle da troca de óleo de cada máquina pesada.

Com isso, dá para acompanhar quando foi a última manutenção e manter em dia. Além disso, é importante cuidar da qualidade do óleo utilizado. Por isso, escolha fornecedores confiáveis para ter certeza de adquirir um produto adequado.

 

Melhores soluções para máquinas pesadas

 

Mais que manutenção periódica, a troca de óleo do trator é uma prática que permite que a frota esteja sempre ativa.

A Tem Trator Peças é uma das maiores revendedoras de peças para máquinas pesadas, e tem como principal objetivo oferecer um atendimento diferenciado para cada solução oferecida. 

Conheça mais dos nossos produtos e serviços em nosso site, e tenha acesso a mais conteúdos como este para otimizar a sua frota de tratores.

 

Esse artigo te ajudou? Tenha acesso a mais conteúdos como esse no nosso Blog, compartilhe nas redes sociais, e comente que tipo de assunto gostaria de saber.

 

Até a próxima!