Conheça mais detalhes sobre o Agronegócio e saiba como esta atividade colaborou para o PIB do último ano (2021) no país. Assim, você entende a importância deste ramo e quais atividades se enquadram no tema.

 

O que é o Agronegócio?

 

É a denominação que se dá à junção de vários ramos que estão ligados à área agrícola e pecuária. Portanto, o tema diz respeito à produção de mercadoria no meio rural, como as áreas de:

  • Indústrias;
  • Agricultura;
  • Criação de animais para corte.

 

O tema abrange todas as áreas que estão envolvidas na produção a partir da terra. Contudo, esta área tem impacto direto com o Produto Interno Bruto do país e você logo vai saber como.

 

Setores do ramo

Como todo grande ramo, o agronegócio possui alguns setores para dividi-lo. Portanto, confira abaixo quais são os setores neste caso, para que você entenda onde se deu o crescimento:

  • Setor primário, que são os produtores rurais;
  • Secundário, para indústrias;
  • Terciário, que distribui os produtos.

No último setor também estão inclusas as exportações deste ramo. Contudo, no secundário, contabiliza-se os dados dos produtores de insumos para os produtores e as indústrias, de modo geral.

 

Resultado do PIB em 2021

 

No ano passado, o Brasil registrou aumento de 4,6% no PIB, após queda em 2020. Assim, o resultado foi de R$ 8,7 trilhões, e o PIB per capita ficou em R$ 40.688,10, alta de 3,9% ante ao ano anterior.

O resultado foi o maior nos últimos anos, só fica atrás de 2010, ano que o aumento foi de 7,5%.

 

PIB do Agronegócio

 

Este ramo cresceu no ano de 2021 um total de 8,36%, mas ainda não era o esperado para ele. Entretanto, este número fez com que o ramo impactasse o PIB do país como não acontecia há anos.

O setor ganhou força na economia e teve vários resultados positivos em 2021. Contudo, o produto interno deste ramo é medido, de modo geral, a partir dos subsetores descritos abaixo:

  • Setor produtivo;
  • Agroindústria;
  • Segmento de serviços.

Também é usado, de forma mais ampla, o resultado do segmento de insumos. Além disso, este sofreu um grande aumento, o que acabou por equilibrar algumas divisões que tiveram queda.

De modo geral, o ramo cresceu, mas ficou abaixo do previsto para o ano. Pois, analistas esperavam que o mesmo crescesse 9,37%, mas isto não foi possível devido à inflação no período.

 

Impacto do Agronegócio no PIB do país

 

Como o Brasil produz e exporta muito neste ramo, ele representa boa parte do seu Produto Interno. No ano de 2021, a representação foi de 27,4% no total, maior número em anos.

Estes dados só perderam para o ano de 2004, onde registraram o aumento de 27,53%. Assim, fica fácil de ver a importância que este setor tem na economia nacional e geração de renda.

 

Setores em alta no agronegócio

De acordo com pesquisas, não foram todas as divisões que tiveram alta no ano anterior. Portanto, veja onde foram registrados os maiores números de crescimento do ramo na lista abaixo:

  • Segmento primário;
  • Insumos;
  • Agroserviços;
  • Agroindústria, mas em menor porcentagem;

O setor agrícola avançou 15,88% de 2020 para o ano passado, o que impactou no número final. Entretanto, alguns setores tiveram queda mesmo com o aumento do valor total do produto.

 

Crescimento do Agronegócio

 

Grande parte do aumento deste ramo se deu por conta dos insumos, que cresceram 52,63%. Contudo, este número causou um impacto positivo no resultado do PIB que foi muito expressivo.

Por outro lado, o aumento do valor total dos insumos causou impacto negativo para os criadores. Mas, o setor primário alcançou avanço geral de 17,52%, embora a pecuária não tenha ido bem.

 

Alta do ramo agrícola

 

O crescimento foi registrado devido ao real patamar dos preços, o que ocorreu em grande parte por conta do clima desfavorável. Contudo, este cresceu devido ao aumento de preços nos setores de:

  • Fertilizantes;
  • Máquinas agrícolas;
  • Agentes defensivos.

Outro ponto que favoreceu a alta foi a desaceleração da agroindústria no segundo semestre. Pois, isso ajudou na recuperação de forma gradual, com o controle da produção e equilíbrio dos prejuízos.

 

Queda de crescimento no ramo

 

Alguns setores do agronegócio não terminaram o ano (2021) em alta, embora este tenha crescido. Contudo, mesmo com tamanha participação no PIB do país, houve queda no último trimestre.

O ramo pecuário, em especial, o recuo foi muito grande e merece destaque. Pois, este registrou uma queda e seu número recuou em 8,95% devido ao grande aumento dos insumos.

 

Aumento no preço dos serviços

Os serviços tiveram aumento no valor, tanto na agroindústria, como serviços dentro da porteira. Mas, o aumento da arroba do boi e do leite, além dos animais vivos, ajudaram para a queda não ser maior.

 

Como o ramo colaborou com o PIB?

 

Este ramo impactou de forma positiva no resultado do Produto Interno Bruto do Brasil. Assim, foi possível recuperar alguns danos causados pela pandemia, aliado a outros setores.

O agronegócio cresceu devido à alta dos preços e insumos, como não ocorria há anos. Contudo, é preciso destacar que o crescimento ou queda impacta de modo direto no preço para o consumidor final.

 

Este artigo foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais, e comente aqui embaixo as suas principais dúvidas a respeito de máquinas pesadas, quem sabe a sua dúvida pode ser o próximo tema do Blog.

Até logo!