Quem é proprietário de trator Komatsu sabe como esse equipamento contribui para as atividades diárias para as operações de diversos setores, incluindo o rural e construção civil.

Apesar de ser um equipamento fabricado com altos padrões de qualidade e que possui resistência para diversos tipos de atividades, alguns cuidados necessários para preservar o trator Komatsu são importantes para aumentar sua vida útil.

Continue nesse artigo e veja algumas dicas para aplicar em seu trator Komatsu e aumentar sua durabilidade e desempenho.

 

A qualidade de um trator Komatsu

A Komatsu é uma das maiores fabricantes de tratores e máquinas  de trabalho presentes no mercado. Seus produtos são desenvolvidos com tecnologia moderna para atender a diversos tipos de setores, como construção civil, mineração e atividades rurais.

Uma das vantagens do trator Komatsu é a facilidade para se obter serviços de manutenção. A Komatsu disponibiliza diversos pontos autorizados para quem precisa cuidar do seu trator.

A própria Komatsu sinaliza que realizar manutenção preventiva é uma das atividades essenciais para o aumento de vida útil do trator. Para alguns modelos, como os da linha D61EX, ela já fabrica com pontos de manutenção localizados de forma estratégica para facilitar as inspeções e manutenções preventivas e corretivas.

A Komatsu é uma empresa que fornece qualidade não só em produtos, mas também em serviços. Porém, mesmo com essas facilidades, cuidar do trator antes e após a utilização não só aumenta a vida útil dele, como também diminui custos de manutenção corretiva e indisponibilidade do equipamento.

Para cuidar de seu trator Komatsu de forma adequada, traremos algumas dicas para aumentar a vida útil e a performance do seu equipamento.

 

Como cuidar do seu trator Komatsu?

Em outro artigo abordamos sobre a importância da manutenção em tratores e algumas dicas para garantir equipamentos totalmente operacionais para suas atividades diárias. 

No caso do trator Komatsu, algumas dessas dicas também são válidas. Se aplicadas com as novas dicas que traremos a seguir, seu trator não só terá maior tempo de vida útil como também um desempenho favorável para sua operação.

 

1 – Atenção às manutenções preditivas

Já sabemos que existem manutenções preventivas e corretivas. Mas também existem as manutenções preditivas. Essa é proposta pelo próprio fabricante, que a partir de dados identificou a necessidade de troca de peças para correção de falhas ou melhora de desempenho. Isso ocorre geralmente com modelos específicos.

Estar atento se existe alguma manutenção preditiva necessária para o modelo do seu trator Komatsu é importante não só para aumentar o desempenho como corrigir falhas, que futuramente, podem resultar em dano maior como alto custo.

 

2 – Cuidados diários

Não somente a Komatsu, mas também outros fabricantes recomendam alguns cuidados diários que o proprietário do trator não deve dispensar ao equipamento. Vamos reforçar aqui esses cuidados:

  • Higienizar o filtro de ar para a remoção de impurezas e preservar o motor.
  • Verificar o nível de óleo lubrificante e trocar sempre que necessário para evitar oxidação.
  • Realizar a limpeza e manter o nível de água adequado do radiador para evitar superaquecimento.
  • Realizar a limpeza e drenagem do filtro e do pré-filtro de combustível para a retirada de impurezas. 
  • Manter a limpeza e verificação dos sistemas de direção e transmissão para identificar possíveis vazamentos.
  • Manter em dia a calibragem dos pneus e realizar a troca quando necessário.

 

3 – Manutenção preventiva

Assim como a revisão de veículos convencionais, a manutenção preventiva é uma forma prevenir falhas que possam paralisar o funcionamento do trator como também colocar em risco quem está operando o equipamento. 

Muitas peças que possuem um desgaste maior como correias, filtros e fusíveis, podem ser trocados durante a manutenção preventiva. Essa é uma forma de preservar e garantir o pleno funcionamento do seu trator Komatsu.

 

4 – Acionamento de concessionária autorizada

Um ponto importante tanto para a manutenção preventiva como corretiva é realizar estes serviços com uma empresa autorizada. Não só as peças para troca utilizadas serão de procedência, mas a equipe é treinada e especializada na marca. Logo, será mais fácil identificar algum problema e resolver de forma efetiva.

É importante ressaltar que cada marca, incluindo a Komatsu, disponibiliza juntamente com o manual do operador um plano de manutenção preventiva. É importante seguir essa recomendação é tentar realizar as revisões conforme indicação do fabricante. 

Cada fabricante sabe mensurar o prazo de vida útil de cada modelo de trator e quando as mesmas devem ser substituídas. Além disso, ela também faz uma recomendação de boas práticas, tanto para cuidados como para a utilização. Seguir essas recomendações também permite aumentar e muito a vida útil do seu trator Komatsu.

 

Bom desempenho do trator Komatsu para o sucesso da operação

Como vimos, cuidar de um trator Komatsu pode garantir não só o aumento da sua vida útil, como também gerar benefícios para a operação. E se tratando de um fabricante de referência como a Komatsu, fica muito mais fácil executar essas ações para manter o trator em bom funcionamento.

Um trator Komatsu com um tipo de problema que impede a sua utilização pode ser considerado um prejuízo dobrado para operação. Não só pela perda de produtividade como também pelo custo de manutenção corretiva que pode ser bem alto. 

Portanto, tomar ações que aumentam a vida útil do seu trator Komatsu tem um custo muito menor para a operação e ainda a garantia da produtividade diária. E um ponto importante na compra de peças para trator Komatsu é escolher um fornecedor que garanta a procedência das peças. Para isso, conheça um pouco sobre a Tem Trator.

 

Garanta peças originais para o seu trator Komatsu com a Tem Trator!

Para a manutenção e troca de peças do seu trator Komatsu, a solução tem nome: Tem Trator.

Você pode contar com um amplo estoque de produtos para tratores Komatsu que vai atender a todas as necessidades de manutenção do seu trator.

Além disso, a Tem Trator é um dos maiores revendedores de peças Komatsu do Brasil. 

Aumente a vida útil do seu trator Komatsu com produtos e serviços de excelência da Tem Trator.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais dicas de cuidados do seu trator.

Até a próxima!